052.de volta


muitos de vós indagaram-se a propósito da desactualização de o meu caderno preto... de facto o interregno existiu para reflectir sobre o sentido das coisas... para reorganizar ideias!!!
perpassei novamente o olhar pela mensagem de abertura ... "o meu caderno preto é, na verdade, uma homenagem electrónica e virtual ao meu caderno preto (...) no meu caderno preto despejo pensamentos, esquiços, contactos, ideias, frustrações, incertezas, entre outros, que se resumem intrínsecamente em perpétuas memórias de um lapso de tempo, agarradas a imaculadas folhas de papel."
agora, após inspirar profundamente, reitero as minhas intenções iniciais... não pretendo com o meu caderno preto a criação de um fórum de discussão permanente... apenas insisto em partilhar convosco as minhas ideias, os meus rabiscos, os meus sonhos, as minhas utopias... por vezes as minhas inquietudes e frustações espirituais... mas, enfim, o meu caderno preto está de volta!!!

051.viseu-pousada de ribafeita



o lugar_1
'riba-feita– freguezia, beira-alta, concelho, comarca, districto administrativo, bispado e 12 kilometros de vizeu, 290 ao n. de lisboa, 400 fogos. em 1757, tinha 262 fogos. orago, nossa senhora das neves.
o real padroado apresentava o abbade, que tinha 350 reis de rendimento (…) é terra fértil. gado e caça. ‘
in portugal antigo e moderno. pinho leal. lisboa 1878.
o território de intervenção, situado na freguesia de ribafeita é definido pelo que se supõe ter sido um dia o paço da paróquia.
(...)
o lugar_2
o programa de pousada vai de encontro com as funções do edificado existente, sendo este reservado para as zonas sociais, aproveitando o ambiente bucólico ou romântico que as ruínas oferecem.
(...)
o programa é um programa de pousada, comportando quatro grandes núcleos: o da zona de átrio/ recepção, o da zona social/ de convívio, o da zona de quartos e, finalmente o das áreas de serviço.
(...)
os novos corpos a edificar buscam referências no território numa lógica de continuidade histórica e as suas formas anseiam interpretar o ambiente rural onde se inserem, sem pretensões miméticas.
(...)

050.viagens

trinitá dei monti, junto à scalinata de spagna... roma, itália...

049.arquitecto...

autor identificado na imagem

trabalhar para viver ou viver para trabalhar?

048.hold still


david fonseca - hold still

047.hold still

in this little town
cars they don't slow down
the lonely people here
they throw lonely stares
into their lonely hearts

i watch the traffic lights
i drift on christmas nights
i wanna set it straight
i wanna make it right
but girl you're so far away

oh, hold still for a moment and i'll find you
i'm so close, i'm just a small step behind you girl
and i could hold you if you just stood still

i jaywalk through this town
i drop leaves on the ground
but lonely people here
just gaze their eyes on air
and miss the autumn roar
i roam through traffic lights
i fade through christmas nights
i wanna set it straight
i wanna make it right
but man you're so far away

oh, i'll hold still for a moment so you'll find me
you're so close, i can feel you all around me boy
i know you're somewhere out there
i know you're somewhere out there

oh, hold still for a moment and i'll find you
you're so close, i can feel you all around me
and i could hold you if you just stood still
oh, i'll hold still for a moment so you'll find me
i'm so close, i'm just a small step behind you
i know you're somewhere out there
i know you're somewhere out there
i know you're somewhere out there

david fonseca

046.habitar em português





habitar 2003/2005. mostra de arquitectura portuguesa contemporânea, patente no centro cultural de belém: 'Esta proposta leva-nos a habitar um país e apresenta-nos como missão da arquitectura a criação de condições de vivência, quer no espaço privado quer no domínio social.' desta exposição resulta uma edição em livro. habitar 2003/2005 termina a 10 de dezembro.

045.sem ti

menti-te.... disse que ficaria bem... e menti-te, sim... mas tu já sabias!!! tinhas a perfeita noção que o iria fazer....
não me arrependo de nada do passado... passado de muitas certezas (...) a bravura de um peito pleno de convicções... mas também um passado de muita inquietude, de caminhos irrónios e, inevitavelmente, de muitas confusões (...) mas é esse passado que carrega o ónus de quem sou ...
aprende-se muito olhando para trás... amadurecemos fazendo-o... como agora!!!
quantas vezes pensamos: se pudesse recuar no tempo... mas, se tal fosse possível, não seríamos exactamente os mesmos e agora pensaríamos noutras coisas, de outra maneira que não a mesma!
errei... talvez em demasia! mas, creio, aprendi... subi um outro degrau... mas dos altos, para que não restem dúvidas !!!
... esqueci-me de olhar também para os lados (...) só para confirmar que estavas lá... e para te dizer tudo aquilo que guardei para a minha estúpida auto-comiseração... e para te demonstrar o quanto significas na minha vida... o quanto te amo... e era tão simples... bastava um olhar...

puerilmente parafraseei miguel esteves cardoso em o amor é fodido! hoje, convictamente re-escrevo as mesmíssimas palavras:
(...)
o amor é fodido. hei-de sempre acreditar nisto.
onde quer que haja amor, ele acabará, mais tarde ou mais cedo por ser fodido. é melhor do que morrer. há coisas, como o álcool e os livros, que continuam boas. a morte é mais aborrecida.
porque fodemos o amor? porque não resistimos. é do mal que nos faz. parece estar mesmo a pedir. de resto, ninguém suporta viver um amor que não esteja pelo menos parcialmente fodido. tem de haver escombros. tem de haver esperança. tem de haver progresso para pior e desejo de regresso a um tempo mais feliz. um amor só um bocado fodido pode ser a coisa mais bonita deste mundo.

(...)
e começo a deglutir amarguradamente... o silêncio... o vazio ... a melancolia... a tristeza... a saudade... e sinto por fim a tua falta!

044.olhares



rio douro. 2006

fotografia da minha galeria fotográfica online... este e outros olhares em http://www.olhares.com/jpinho !!!

042.voyers e outros aficcionados


para voyers e outros aficcionados...
(...)

o amor é fodido. hei-de sempre acreditar nisto. onde quer que haja amor, ele acabará, mais tarde ou mais cedo por ser fodido.

é melhor do que morrer. há coisas, como o álcool e os livros, que continuam boas. a morte é mais aborrecida.

porque fodemos o amor? porque não resistimos. é do mal que nos faz. parece estar mesmo a pedir. de resto, ninguém suporta viver um amor que não esteja pelo menos parcialmente fodido. tem de haver escombros. tem de haver esperança. tem de haver progresso para pior e desejo de regresso a um tempo mais feliz. um amor só um bocado fodido pode ser a coisa mais bonita deste mundo.
(...)

miguel esteves cardoso in o amor é fodido, pela editora assírio & alvim.

041.viagens


porches, algarve. 2006

040.muito à frente



depois de viseu a lápis, que tal novas formas de desenho, pelo mit ?!

039.viseu a lápis


acrópole de viseu, grafite sobre papel, 2001.

038.arquitectura é cultura


pousada de santa maria do bouro, gerês, pelo arquitecto português eduardo souto moura... interessante o conceito de construir uma pousada com as pedras de um mosteiro (...)!

037.o valor reside na mudança


a incapacidade de mudar torna não só impossível uma resposta ao fluxo inevitável de acontecimentos, como também representa uma certa incapacidade de melhoria!
os edifícios antigos são, normalmente, edifícios obsoletos: os hábitos antigos são constringentes. os custos iniciais e os custos de manutenção recorrentes das coisas permanentes são muito superiores aos recursos necessários para os substituir periodicamente por novos materiais!
as cidades deveriam ser construídas com estruturas leves e temporárias para que as pessoas pudessem, facilmente, mudá-las à medida que as suas vidas mudam !!!
lynch, 1972

036.outras culturas, outras cidades

delicioso documentário da mobilidade nas cidades... vermos este filme obriga-nos a reflectir um pouco acerca do nosso estilo de vida e das opções que tomamos à medida que construimos as nossas cidades...

035.viseu, abraveses, estudos


maquete parcial da vila/freguesia de abraveses, concelho de viseu.

034.convicções


convicto defensor da vida... logo convictamente contra a pena de morte... logo convictamente contra a execução de saddam hussein!!!