151.mais exigente e num egoísmo louco...

mais exigente e num egoísmo louco, vou partilhar a minha existência, o meu pensar, a minha alma e as palpitações do meu coração com quem mereça verdadeiramente... daí que todo o meu ser, legível nas páginas deste caderno preto, apenas será folheado por quem eu convidar!!! a todos os outros... (as minhas desculpas !!!).
zp.080427

150.this pain is just too real...

i'm so tired of being here, suppressed by all my childish fears. and if you have to leave, i wish that you would just leave, 'cause your presence still lingers here... and it won't leave me alone!

.

these wounds won't seem to heal, this pain is just too real... there's just too much, that time cannot erase... when you cried... i'd wipe away all of your tears; when you'd scream... i'd fight away all of your fears... and i held your hand, through all of these years... but you still have... all of me!!!

.
you used to captivate me, by your resonating light. now i'm bound by the life you left behind... your face it haunts, my once pleasant dreams... your voice it chased away, all the sanity in me!!!these wounds won't seem to heal, this pain is just too real... there's just too much that time cannot erase...

.

i've tried so hard, to tell myself that you're gone.... but though you're still with me.... i've been alone all along... but you still have all of me...

.

(mi e)

149.the pretender...

what if i say: i'm not like the others? what if i say: i'm not just another one of your plays... you're the pretender!!! what if i say that i'll never surrender? so who are you? yeah, who are you? yeah, who are you? (tp ff)

148.fp | tc | tm

o homem é do tamanho do seu sonho... alguns têm na vida um grande sonho e faltam a esse sonho. outros não têm na vida nenhum sonho, e faltam a esse também!!!
.
tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens...
.
sentir é criar. sentir é pensar sem ideias... e por isso sentir é compreender, visto que o universo não tem ideias!!!
.
amor não se conjuga no passado, ou se ama para sempre ou nunca se amou verdadeiramente... amar é cansar-se de estar só: é uma cobardia portanto, é uma traição a nós próprios... e podemos morrer se apenas amámos...
.
(fp) ... eu subscrevo e sublinho, zp 080427

147.love me, all i need is a hug

save me... from this sadness it's coming or take me, before my smile it's dissolving... wake me, from this nightmare i'm entering... don't let me fall in the corners of my own, as a tear comes from inside... i feel like i'm gonna drown and as i'm searching for something to occupy my mind again... i lay down on my bed, but then, a picture of my soul, shows me there's no way instead... touch me, make me feel i'm alive or forgget me... maybe i would die with time... love me, all i need is a hug, embrace me'cause times are going too rough and, as i think, i'm lost nowhere... i find where i am all alone and as i'm desperating slowly just looking at my night without stars i pray that someone could call but, then a picture of my own, tells me i'm made to fall... and it's a picture of my own, a picture of my own, a picture of my own, that's making me feel this way and i'm so sorry babe... it's all so silent here up here, here, here...

(pomo f)

146.um | dez | vinte e quatro

a vida é um campo de urtigas onde a única rosa é o amor. (vh) zp.080426

145.sparks

se a carne é cinza e a alma é chama, eu sou incandescente... releasing sparks in different directions, untill find out someone who truly loves me!!!

144.hang my head

i needed somewhere to hang my head... without your noose! you gave me something that i didn't have, but had no use. i was too weak to give in, too strong to lose... (boy ff)

143.homenagem a mt

era uma vez uma maçã... um maçã de bravo de esmolfe, 'brabo mofo' para os amigos . depois de muita atribulação na viagem, chegou às prateleiras de um famoso supermercado... orgulhosa de si, empoleirou-se sobre as restantes até atingir o topo! as portas do mercado abriram e os clientes aproximavam-se, um após o outro, da cesta das maçãs... e lá estava ela, ao seu melhor nível, com o seu melhor brilho e apelativa, cativando a atenção de todos... era sempre a primeira a ir parar as mãos de cada pessoa que queria maçãs... uns demoravam-se mais que outros, davam voltas, apalpavam, cheiravam e restituiam-na à cesta... que diabos! porquê?- indagava-se! os dias iam-se sucedendo e ela não saía do mesmo lugar... mas continuou impertigada. alguém me levará para casa! suspirava... mas cega com a sua vaidade não percebeu que vetusta, podre e sem sumo, os fregueses pegavam nela para escolher as maçãs que estavam por baixo de si...
.
a ti mt!!!
.
zp 080424

142.quem sou, na minha vida


sou um tipo interessantemente desinteressante. feio, com toda a beleza que isso acarreta. gadelhudo na careca e vejo bem com óculos bastante graduados… um gordo lingrinhas, de corpo escultural e musculoso, com parcos pelos e barba rija!
.
digo palermices, sou humanamente mal-educado e criado também, sem com isso dizer uma asneira que seja… sou arrogante, egocêntrico e estúpido! e este é o meu lado altruísta! no fundo, sou um optimista dominado pelo pessimismo. vivo agarrado à utopia de ser concretamente objectivo, realista e ambicioso sonhador!
.
monogamicamente gigolo: frio, calculista, detestável, imprestável, calorosamente adorável, muito ternurento, carinhoso, com coração de manteiga e sentimentos à flor da pele… numa só palavra: racionalista.
.
i’m a lover, i’m a singer, i’m boring!!!
.
um refilão ouvinte, que gosta de conversar apesar de não ter assunto, de ser oco, vazio, mas com cultura. aliás, com muita cultura! pronto, sou humildemente genial! um burro, portanto! divirto-me a ser uma seca! sou tristemente alegre. sensacional. defino-me como alguém que é despreocupadamente desconfiado e ciumento, mas que gosta de acreditar nas pessoas. genuinamente puro, leal e traidor.
.
sou, generosamente, um paupérrimo indigente. enfim um pobre rico. melhor dizendo: podre de rico, milionário. pescador e desportista nas horas vagas. leitor, escritor, poeta e maluco nas horas mortas. sou um famoso desconhecido, arquitecto sem projectos. tenho convicções fortes e verdadeiramente sou um falso que se contradiz. sei o que quero da vida e ela também sabe o que quer de mim. a caminho do nada, procuro tudo... com fracos ideais e imaginação fértil…
.
e tu, não queres descobrir quem sou?
.
zp 080423

141.quanto mais

quanto mais claro vejo em mim, mais escuro é o que vejo! quanto mais compreendo, menos me sinto compreendido... (fp)

140.let me (not) think about it

hmmmmm... ok! just let me (not) think about it... hmmmmm, ok...

139.momento

iniciar, acreditar, recordar, construir, saltar, facilitar, existir, fugir, aconselhar, fazer, suar, reconfortar, rir, falar, comer, arriscar, prometer, conquistar, arrefecer, cantar, espelhar, pedir, conversar, apaixonar, ver, descansar, adiar, acariciar, admitir, passear, felicitar, cumprimentar, dividir, querer, fotografar, ralhar, perceber, dormir, dialogar, rumar, provar, imaginar, andar, proteger, racionalizar, envelhecer, aprovar, ganhar, animar, isolar, sonhar, esquecer, apanhar, voltar, continuar, respeitar, passar, partilhar, cultivar, enriquecer, correr, transmitir, gastar, ler, saborear, tranquilizar, iludir, aguardar, avisar, deglutir, apoiar, permitir, suportar, detestar, merecer, aconchegar, tratar, ser, adormecer, aproximar, tentar, antecipar, projectar, aquecer, entreter, igualar, poupar, apetecer, preocupar, enlouquecer, tocar, significar, aprender, investir, discutir, defender, comungar, namorar, apreciar, teclar, entender, retribuir, adorar, habituar, simplificar, acompanhar, jogar, sorrir, jurar, trabalhar, abrir, olhar, entregar, mandar, florescer, orgulhar, dizer, trocar, pensar, beijar, acontecer, ajudar, escrever, resistir, caminhar, alinhar, perdoar, crescer, chorar, incentivar, viver, consentir, definir, magoar, ouvir, acordar, desfrutar, viajar, conhecer, perder, compreender, demonstrar, confiar, gostar, lutar, sentir, amar... para, num momento, falhar(,) deixar(,) morrer (,) desistir (e) abandonar!!!

(tm kg)

138.quando me sinto só


porque o que sinto também é fado... pela voz desta linda senhora...

quando me sinto só... como tu me deixaste: mais só que um vagabundo... num banco de jardim. é quando tenho dó de mim, e por contraste, eu tenho ódio ao mundo... que nos separa assim! quando me sinto só... sabe-me a boca a fado, lamento de quem chora a sua triste mágoa... rastejando no pó, meu coração cansado... lembra uma velha nora morrendo à sede de água. p'ra que não façam pouco... procuro não gritar, a quem pergunta minto, não quero que tenham dó... num egoísmo louco eu chego a desejar, que sintas o que sinto... quando me sinto só... (qmss m)

137.i'm so hollow, baby

did i disappoint you or let you down? should i be feeling guilty or let the judges frown? 'cause i saw the end before we'd begun, yes i saw you were blinded and i knew i had won. so i took what's mine by eternal right. took your soul out into the night. it may be over but it won't stop there, i am here for you if you'd only care. you touched my heart you touched my soul. you changed my life and all my goals. and love is blind and that i knew when, my heart was blinded by you. i've kissed your lips and held your hand. shared your dreams and shared your bed. i know you well, i know your smell. i've been addicted to you. goodbye my lover. goodbye my friend. you have been the one. you have been the one for me. i am a dreamer and when i wake, you can't break my spirit - it's my dreams you take. and as you move on, remember me, remember us and all we used to be. i've seen you cry, i've seen you smile. i've watched you sleeping for a while. i'd be the father of your child. i'd spend a lifetime with you. i know your fears and you know mine. we've had our doubts but now we're fine, and i love you, i swear that's true. i cannot live without you. goodbye my lover. goodbye my friend. you have been the one. you have been the one for me. and i still hold your hand in mine. in mine when i'm asleep. and i will bare my soul in time, when i'm kneeling at your feet. goodbye my lover. goodbye my friend. you have been the one. you have been the one for me. i'm so hollow, baby, i'm so hollow. i'm so, i'm so, i'm so hollow. i'm so hollow, baby, i'm so hollow. i'm so, i'm so, i'm so hollow... (gml jb)

136.i'm so hollow, baby

135.quem és tu?



for how long? how strong do i still have to be? how come you mean so much to me? (way df)

134.girl you're so far away



oh, hold still for a moment and i'll find you... i'm so close, i'm just a small step behind you girl... and i could hold you if you just stood still... (hs df)

133.quem sou, que alma tenho


não sei quem sou, que alma tenho... quando falo com sinceridade não sei com que sinceridade falo... sou variamente outro do que um eu que não sei se existe... fp

132.meu coração


perdi-te! numa dessas avenidas sem portas nem janelas e onde o horizonte se confunde com a memória… olhei em volta, não estavas! senti apenas o teu rasto, solto em todas as direcções, tal como uma brisa de outono que anuncia tempestade… e perdi-te! deixei que te levassem enganado, tal como um sonhador, numa corrente utópica de amor… quando regressarás? sinto que estás magoado comigo… permiti que te ferissem, sem dó nem piedade... perdoa-me! onde estás? procura o teu caminho de volta… liberta-te! prometo-te que jamais gritarás a mesma angústia, o mesmo desespero, a mesma melancolia, a mesma saudade… e saberás, como sempre soubeste, contemplar a magia do nascer e do por-do-sol, o feitiço da lua, a criação da primavera, a frescura renovada das chuvas, a paz silenciosa da noite, o calor de um sonho, o brilho encantador de um sorriso, a alma vista num olhar, a suavidade de um vulto, a ternura de um gesto, o verdadeiro amor… e por fim, abraçar alegremente a felicidade escondida! minha e tua, nossa! mas verdadeira e intemporal… tu, desgraçado, perdido e esquartejado coração… postiço e contrafeito, e que se finge meu… de quem serás... meu?
zp 080418

131.a todos vocês: obrigado


porque, de facto, ao encerrar o mcp estava a esquecer todas as pessoas que merecem o meu respeito, consideração e estima... a todos vocês: obrigado, o meu caderno preto está de volta!!!
.
deixo-vos, em jeito de dedicatória, estas 'palavras soltas' de pessoa:
.
"tudo que sinto, tudo quanto penso, sem que eu o queira se me converteu numa vasta planície, um vago extenso, onde há só nada sob o nulo céu... fp"

130.meravigliosa creatura

(mc gn)

128.olhos nos olhos

como é encantador e sublime olhar as pessoas nos olhos...

127.nada

tudo na palavra nada!

126.a minha andorinha

desculpa mcp mas a minha andorinha está a roubar alguma atenção... já explico...

124.zia viseu na arq/a


mais um pedaço de história da zia - viseu...

122.o pior cliente


o pior cliente reside em nós... a insatisfação é constante e mutável!

121.dos amigos...


"mas o melhor meio para alcançar a felicidade é contribuir para a felicidade dos outros. procurai deixar o mundo um pouco melhor de que o encontrastes e quando vos chegar a vez de morrer, podeis morrer felizes sentindo que ao menos não desperdiçastes o tempo e fizestes todo o possível por praticar o bem."
baden powell, enviado pelo amigo paulo moita.

120.design



the begining of a new project...

119.dos amigos...

"chovem lá fora as lágrimas das saudades que eu sinto cá dentro..." apontamento deixado pela vanessa...

117.zda 2007

parece uma espécie de best of do zda... se o é ou não, não sei... mas é com toda a certeza uma mão cheia de boas memórias!!!

115.down by flow

'baby you know i'm trying to be happy...'

112. 112


oh... oh... oh... digo eu... !!!

111.(give me) the best of you

"enfrenta a realidade... não fujas..."

110.(give me) the best of you


i've got another confession my friend... i'm no fool!!!



i'm getting tired of starting again... somewhere new!!!



is someone getting the best, the best, the best, the best of you...?



is someone getting the best, the best, the best, the best of you...?



has someone taken your faith?



its real, the pain you feel...



your trust, you must... confess...



is someone getting the best, the best, the best, the best of you...?



oh...

109.rise up!!!

108.fácil de entender?

talvez por não saber falar de cor...e porque imaginei um futuro... porque as palavras têm sempre significado e acredito no sentimento que elas transmitem... agora é mais fácil de entender o que os the gift querem dizer...

107.alive

106.life


if it's good, it's wonderful...

if it's bad, it's experience...

and everything is ok in the end...

if it's not ok, then it's not the end!!!

105.justice

104.vida nova?

vida nova...? sim, não, talvez...ah, mas é melhor ter cuidado as pessoas...

103.triste, obrigado


porque hoje, ... é um dia profundamente triste e de enorme vazio, mas porque valorizo cada vez mais o delicado mundo que nos rodeia e acredito religiosamente na vontade enorme de vos agradecer, esta mensagem é dedicada a todos vocês... todos aqueles que de alguma forma foram, são e continuarão a ser importantes na minha vida...



tentem ser felizes...



porque cada minuto, cada olhar, cada sorriso é infinitésimamente único... nothing else matters ! muito obrigado...

102.who's next?


estava aqui sossegadinho nas inquietudes d' o meu caderno preto quando, nas calmas, fui contaminado por um micróbio... e como este não é dos pequenos, tem a mania das grandezas, sabem como é... um gajo pensa: é pá, ser apanhado por um micróbio destes nos tempos que correm só pode ser mau sinal... é melhor ter cautela, não vá ser por aí um h5n1 ou pior, tipo: huuummm, não sei!!!

(...)


continuei sossegadito a pensar com os meus botões (no caso era fecho-éclair): este micróbio é tuga... e fiz a associação filosófica milenar : se é nacional, é bom!!!


(...)


bom não digo... maluco é de certezinha, para me atacar assim: sem + nem -, sem um telefonema ou bilhete postal, é maluco!... sem saber se sou magro, alto, gordo, careca, baixo, gadelhudo, ... e não vá eu infectá-lo... é maluco!!!


(...)


mas pronto... é em traje de kamikaze com capacete e cinto de segurança que assumo a minha contaminação megalomano-microbiana, o que confirma o velho ditado que acabo de inventar: de micróbios está o mundo cheio!!!



who's next?!!!


101.amar é amar+te


segue o teu destino, rega as tuas plantas, ama as tuas rosas.

o resto é a sombra de árvores alheias.


a realidade sempre é mais ou menos do que nós queremos.

só nós somos sempre iguais a nós-próprios.


suave é viver só.

grande e nobre é sempre viver simplesmente.


deixa a dor nas aras como ex-voto aos deuses.

vê de longe a vida. nunca a interrogues. ela nada pode dizer-te.


a resposta está além dos deuses. mas serenamente imita o olimpo no teu coração.

os deuses são deuses porque não se pensam.


ricardo reis

100.+ vida

"não devemos pintar interiores com pessoas lendo e mulheres tricotando, devemos pintar pessoas que vivem, respiram, sentem, sofrem e amam."

e.munch

099.nú


nú. 1999. edição electrónica 2007.

098.horror paradoxal


quanto mais claro vejo em mim, mais escuro é o que vejo.

quanto mais compreendo, menos me sinto compreendido.

ó horror paradoxal deste pensar...

fp (in http://www.astormentas.com/pessoa.htm)

097.café


café (1997). versão electrónica. 2007

096.série quente, frio e negro


strongenoughtoleave...(re-edição)

095.convento de cristo em tomar


conventodecristoemtomar.
série:quente,frioenegro2004.

093.festival aéreo


em busca da luz.

viseu. festival aéreo. agosto 07

092.(a)zia




(a)zia. abraveses. viseu

091.(a)zia







(a)zia. abraveses. viseu

090.(a)zia






(a)zia. abraveses. viseu

089.see through this point of view I


see through this point of view I... earth'07

088.nas terras do demo

o lugar
é um trabalho académico, na sua essência, um caso prático de reabilitação de património edificado, tratando-se de uma construção sediada em leomil, concelho de moimenta da beira: a casa paiva gomes.

o estudo da casa paiva gomes favoreceu o entendimento do passado daquela edificação enquanto habitação e posteriormente enquanto fábrica de manteiga, encontrando-se actualmente desabitada.

percebe-se, igualmente, que assume um papel importante no que concerne à sua relação com a envolvente no contexto da malha urbana que aí encontramos. e isto responsabiliza a proposta enquanto solução urbana.
o programa base, preponderantemente social e público, leva à criação de novas funcionalidades na edificação e potencia o carácter de referência urbana da mesma.

este programa base indica a necessidade de uma sede para a junta de freguesia, um pequeno auditório e espaços para a cultura e lazer, como uma biblioteca e espaço net. sugere ainda a criação de um espaço que perpetue a memória da fábrica de manteiga que outrora deu fulgor à casa.

acresce a possibilidade de se equacionarem espaços para comércio, uma agência bancária e uma sede para o grupo desportivo local.
estrutura conceptual e formal

neste processo da avaliação do problema resultaram regras que permitiram definir a solução proposta.

uma das primeiras regras é a da evidente inadequação formal do edificado existente face ao programa funcional estabelecido. além desta incompatibilidade, o edificado não oferece as condições de habitabilidade e conforto necessárias.

este primeiro apontamento condiciona a proposta subsequente.

parece também importante a necessidade de pontuar o novo carácter e marcar o território com a sua presença, adoptando uma estratégia sustentada na simplicidade formal que contrarie, mas respeite pela diferença a malha urbana orgânica onde se insere.

disto resulta que a uma função corresponda uma forma.
mas a relação com a envolvente próxima é demasiado intensa para que seja esquecida.

agarrar a praça para qualificar o espaço público é uma das premissas de maior relevo da proposta, mantendo de igual forma um relacionamento importante com a torre da igreja que vinca a paisagem.

marginada pela estrada nacional onde circulam automóveis de grande porte estabelece-se a necessidade de pátios de segurança para os utentes dentro do perímetro da construção, o que implica a libertação de algum espaço.

importa ainda apontar o ajuste quantitativo do programa funcional à dimensão local, permitindo através de várias fases de construção a ampliação dos espaços face às necessidades e possibilidades concretas.

mas também o ajuste qualitativo, no sentido de se terem criado condições para a implementação de um café-museu e um espaço de apoio à praça, ampliando o leque de oferta funcional ao programa base.

087.nas terras do demo





casa paiva gomes. leomil. moimenta da beira. viseu