088.nas terras do demo

o lugar
é um trabalho académico, na sua essência, um caso prático de reabilitação de património edificado, tratando-se de uma construção sediada em leomil, concelho de moimenta da beira: a casa paiva gomes.

o estudo da casa paiva gomes favoreceu o entendimento do passado daquela edificação enquanto habitação e posteriormente enquanto fábrica de manteiga, encontrando-se actualmente desabitada.

percebe-se, igualmente, que assume um papel importante no que concerne à sua relação com a envolvente no contexto da malha urbana que aí encontramos. e isto responsabiliza a proposta enquanto solução urbana.
o programa base, preponderantemente social e público, leva à criação de novas funcionalidades na edificação e potencia o carácter de referência urbana da mesma.

este programa base indica a necessidade de uma sede para a junta de freguesia, um pequeno auditório e espaços para a cultura e lazer, como uma biblioteca e espaço net. sugere ainda a criação de um espaço que perpetue a memória da fábrica de manteiga que outrora deu fulgor à casa.

acresce a possibilidade de se equacionarem espaços para comércio, uma agência bancária e uma sede para o grupo desportivo local.
estrutura conceptual e formal

neste processo da avaliação do problema resultaram regras que permitiram definir a solução proposta.

uma das primeiras regras é a da evidente inadequação formal do edificado existente face ao programa funcional estabelecido. além desta incompatibilidade, o edificado não oferece as condições de habitabilidade e conforto necessárias.

este primeiro apontamento condiciona a proposta subsequente.

parece também importante a necessidade de pontuar o novo carácter e marcar o território com a sua presença, adoptando uma estratégia sustentada na simplicidade formal que contrarie, mas respeite pela diferença a malha urbana orgânica onde se insere.

disto resulta que a uma função corresponda uma forma.
mas a relação com a envolvente próxima é demasiado intensa para que seja esquecida.

agarrar a praça para qualificar o espaço público é uma das premissas de maior relevo da proposta, mantendo de igual forma um relacionamento importante com a torre da igreja que vinca a paisagem.

marginada pela estrada nacional onde circulam automóveis de grande porte estabelece-se a necessidade de pátios de segurança para os utentes dentro do perímetro da construção, o que implica a libertação de algum espaço.

importa ainda apontar o ajuste quantitativo do programa funcional à dimensão local, permitindo através de várias fases de construção a ampliação dos espaços face às necessidades e possibilidades concretas.

mas também o ajuste qualitativo, no sentido de se terem criado condições para a implementação de um café-museu e um espaço de apoio à praça, ampliando o leque de oferta funcional ao programa base.

3 comentários:

a d´almeida nunes disse...

Caro amigo
Sou natural de Casal - Ribafeita - Viseu.
Vim aqui dar uma vista de olhos neste seu blogue e creio ter ficado atraído para o vir visitar mais vezes.
Às tantas está de férias...
António Nunes
deixei um comentário num post sobre Ribafeita

zé pinho disse...

caro asn, seja bem-vindo ao meu caderno preto.
de facto estive um pouco afastado do blogue, mas regressei!
sou nado, criado e apaixonado viseense...
aproximei-me, através do projecto académico que aí desenvolvi, de uma ribafeita
que me era anónima e apreciei cada momento.

Anónimo disse...

ola
estive a ver o seu projecto para a Casa dos Paiva Gomes e fiquei muito emocionada. foi a casa onde cresci e onde passei alguns dos meus melhores momentos. esta era a casa dos meus avós, e quando estes decidiram abandonar a casa, pois estava e esta muito degradada, eu fiquei com um vazio enorme, pois adoro aquela casa. como nao tenho muitas oportunidades de me deslocar a Leomil, vou a net para me manter as noticias em dia. e quando vi o seu blogge e o que tencionam fazer naquela casa fiquei muito feliz, pois vao dar vida a algo que adoro e que me tras muitas recordaçoes. gostaria de lhe pedir para me ir mantendo informada da evoluçao do projecto e se me conseguisse enviar fotos da casa e do interior(apesar de estar um perigo por dentro) eu ficaria muito grata. o meu mail e alracsaid@hotmail.com

fico a aguardar noticias da sua parte