189.em busca do amor

são citações, de vários autores (que subscrevo):

.
omnia vincit amor - o amor vence tudo.
.
amar não é mais que morrer em si para renascer no outro.
.
o amor é inseparável da morte. sabes que amas porque te esqueceste de que existes; porque morreste para ti, para viveres naqueles que amas. se eles estiverem bem, então tu estás bem, ainda que estejas mal.
.
amar é dizer sim do fundo do próprio ser e com todas as suas consequências à pessoa querida; ajudar a descobrir e conquistar a plenitude que a fará feliz; e tudo isto mediante a entrega de tudo o que cada um é, pode, tem, deseja, sonha... e necessita.
.
ama e faz o que quiseres. se calares, calarás com amor; se gritares, gritarás com amor; se corrigires, corrigirás com amor; se perdoares, perdoarás com amor. se tiveres o amor enraizado em ti, nenhuma coisa senão o amor serão os teus frutos.
.
amar é dares-te. é não pensares em ti. é não quereres saber dos teus gostos, do teu bem-estar, do teu descanso, dos teus projectos, do teu futuro, por andares muito ocupada em construir aqueles que te rodeiam. é veres nessa morte para ti mesma o sentido e a plenitude da tua existência. quanto mais deres de ti, quanto mais te doer o teu amor, mais alegria terás. e mais paz. porque amas mais.
.
ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, sou como um bronze que soa, ou como um címbalo que tine. e ainda que eu tivesse o dom da profecia e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e tivesse toda a fé, até ao ponto de transportar montanhas, se não tivesse amor, não seria nada. e, ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tivesse amor, nada me aproveitaria.
.
amar não é apoderar-se do outro para completar-se, mas dar-se ao outro para completá-lo.
.

1 comentário:

Anónimo disse...

encontrei isto e apoderei-me das palavras:
"esquecer é mais fácil que sonhar;
partir é mais fácil que amar;
fugir é mais fácil que desejar;
virar as costas é mais fácil que querer amar;
(...)
amar muito é amar até que a última força se acabe."